. Características: Esta pequena borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de cor castanho-escuro, pintalgada por pequenas manchas de cor creme. Nas asas posteriores possui uma faixa horizontal que atravessa o centro das asas e duas finas linhas tracejadas em forma de lúnulas nas sub-margens. A face inferior possui tons mesclados alternados entre o branco e o castanho-alaranjado. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser observada em campos, pradarias e áreas abertas. Distribui-se por toda a América Central, desde o Sul do Texas, México até á Flórida.
. Período de voo: Ao longo de quase todo o ano, entre Maio e Novembro em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento possui faixas negras na zona lateral do corpo, sendo a parte superior do dorso de cor esverdeada contornada por duas linhas brancas. Possui também pequenos espinhos ramificados de cor negra e branco-amarelados. Alimenta-se de plantas da família Acanthaceae como a Dicliptera vahliana. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.
. Observação importante: Existem 17 espécies do género Anthanassa.
Sem comentários:
Enviar um comentário