. Características: Popularmente conhecida por "traça-Zodíaco" (zodiac moth), esta borboleta nocturna mas de hábitos diurnos, pertence á família Uraniidae. As suas asas são de cor negra, com largas faixas arredondadas iridescentes de tons amarelo-acobreado com reflexos cor-de-rosa, dependendo do ângulo de visão. As margens das asas posteriores são recortadas em pequenas caudas, que por sua vez são contornadas a branco. A face inferior das asas é de tonalidade azul-pálido ou branco-azulado com faixas negras irregulares. Possui também na parte inferior do abdómen uma faixa de cor laranja. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura média é cerca de 10 cm.
. Habitat: Pode ser observada nas orlas das florestas tropicais do nordeste da Austrália, por vezes em grande número, a esvoaçar na copa das árvores.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações. É uma espécie que voa durante o dia, ao contrário da maior parte das espécies nocturnas, no entanto, não é a única espécie com hábitos diurnos.
. Alimentação: As lagartas ao longo dos vários estágios adquirem cores variadas, incluindo: verde com uma faixa preta, preto com faixas brancas e parte dorsal vermelha, vermelho com faixas pretas e patas alaranjadas. Alimentam-se de plantas da família Euphorbiaceae, incluindo Endospermum medullosum, Endospermum myrmecophilum, Omphalea queenslandiae, Omphalea papuana e Omphalea celata. Estas plantas contêm venenos que podem proteger as lagartas de predação, por serem capazes de absorvê-los. Na fase da metamorfose a pupação ocorre num casulo de seda, feito numa fenda ou entre as folhas.
. Observação importante: Existem cerca de 13 espécies do género Alcides.
Sem comentários:
Enviar um comentário