Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de janeiro de 2019

PHRAGMATOBIA LUCTIFERA - (Denis & Schiffermuller, 1775)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Erebidade. As asas anteriores são cinza-escuro ou negro fusco, enquanto as posteriores são cinza-claro, com uma pequena mancha amarela na margem interna junto ao corpo. O seu corpo é igualmente amarelo com pintas pretas, e o seu tórax exibe um tufo de pelos negros. A fêmea é idêntica ao macho, sendo as manchas amarelas um pouco menores que as do macho. A sua envergadura varia entre os 3,5 a 4 cm de comprimento.


. Habitat: Habita zonas abertas com pouca vegetação ou vegetação rasteira, como campos e pradarias, ou encostas rochosas. Distribui-se pela Europa Central, Ásia temperada até ao Japão.

. Período de voo: Os adultos voam de Maio a Julho, em duas gerações.











. Alimentação: A lagarta é peluda, de cor castanho-negro e apresenta uma linha laranja longitudinal sobre o dorso. A lagarta é polífaga e alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Rubus, Atriplex, Cynoglossum, Plantago, Veronica, Stellaria, Galium, Hieracium, Euphorbia. Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda que reveste exteriormente com os pelos do seu corpo.












. Observação importante: Esta espécie está na categoria de vulnerável ou ameaçada de extinção em algumas partes da Europa Central, devido á dramática perda do seu habitat. Existem cerca de onze espécies do género Phragmatobia.





Sem comentários:

Enviar um comentário