. Características: Esta beleza alada pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A face superior das suas asas são de um belo azul turquesa com reflexos púrpura metalizado, sendo a metade das asas anteriores negras com duas faixas oblíquas de cor amarelo alaranjado. A face inferior é discreta, de tons castanho-acinzentados esbatidos com faixas esbranquiçadas irregulares. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 8 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.
. Habitat: Habita as densas florestas tropicais da África Ocidental e Austral. Os machos esperam empoleirados na folhagem das árvores pela passagem de uma possível parceira para acasalar. Os adultos alimentam-se da seiva das árvores e dos sucos de frutos maduros ou putrefactos.
. Período de voo: Voa ao longo de todo o ano em várias gerações, sendo mais abundante entre os meses de Fevereiro a Julho.
. Alimentação: A lagarta é verde e possui longos espinhos laterais ramificados e uma fileira de pontos amarelos sobre o dorso, dando-lhe uma boa camuflagem e assemelhando também a uma centopeia. Alimenta-se de plantas do género Deinbollia, Allophylus, Blighia, Paullinia e Phialodiscus da família Sapindaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de 180 espécies do género Euphaedra.
Sem comentários:
Enviar um comentário