Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de maio de 2018

PAPILIO BIANOR - (Cramer, 1777)


Características: Também conhecida vulgarmente por “Pavão-chinês”, esta bonita e exótica borboleta pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). As suas asas são negras revestidas com brilhantes escamas verde-musgo metalizado e nervuras negras. As posteriores possuem uma pequena área azulada que se mistura com o azul-púrpura esverdeado, onde nas suas extremidades existe uma fileira de pequenas lúnulas ou meias-luas de cor magenta. A face inferior é negro-acastanhada com uma área esbranquiçada com as nervuras negras na metade externa das asas anteriores, tendo nas extremidades das posteriores igualmente uma fileira de mais-luas de cor magenta. O macho diferencia-se da fêmea por possuir três fileiras de tufos escuros de escamas modificadas semelhantes a pelos sobre as asas anteriores, e as meias-luas magenta das asas posteriores não são tão visíveis como na fêmea. 


Habitat: Pode ser encontrada em florestas, bem como zonas húmidas junto a cursos de água onde é vista pousada a sugar os sais minerais aí existentes, mas também pode ser vista ocasionalmente em locais suburbanos onde as suas plantas hospedeiras possam existir. Distribui-se pelo Leste Asiático.

Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.




















Alimentação: A lagarta quando jovem assemelha-se ao excremento de ave, mais tarde torna-se verde com uma linha branca na zona lateral junto ás patas e outras quatro linhas obliquas mais acima também na zona lateral do corpo. A zona dorsal a seguir á cabeça é mais larga com finas linhas ou desenhos e duas pequenas manchas bicolor, preto e carmim, em forma de olhos, assemelhando-se assim á cabeça de uma pequena serpente quando vista de frente. Também como todos os papilionídeos a lagarta possui um órgão bifurcado de cor laranja atrás da cabeça que projeta para fora sempre que se sente ameaçada. Alimenta-se de várias espécies de plantas da família Rutaceae entre as quais; Euodia, Zanthoxylum, Citrus, Orixa, Phellodendron, Poncirus, entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a um ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida. A última geração pode hibernar no estado de crisálida nas regiões mais a norte.













Observação importante: Existem cerca de 13 subespécies do género Bianor.






Sem comentários:

Enviar um comentário