Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 13 de maio de 2018

PAPILIO POLYXENES - (Fabricius, 1775)


Características: Também conhecida vulgarmente por “Cauda-de-andorinha negra”, esta borboleta pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim o macho possui asas negras, com duas fileiras de manchas amarelo-claro ou creme junto ás extremidades de ambas as asas. As posteriores apresentam também uma fileira de manchas azuis entre as manchas amarelas e um ocelo laranja com núcleo negro junto á extremidade interna das asas as quais são dentadas e terminam em duas caudas negras. A face inferior é igualmente negra, no entanto, as asas posteriores em vez de manchas amarelas possuem manchas laranja-vivo. A fêmea ao contrário do macho possui manchas amarelas mais pequenas e a área azul das asas posteriores é maior. A sua envergadura varia entre os 8 e os 11 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.


Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitat, como terras altas e montanhosas, em áreas abertas como campos, pradarias, margens de estradas e jardins. Distribui-se desde o sul do Canadá, Estados Unidos e norte do México.

Período de voo: Voa de Abril a Outubro, em duas gerações a norte, podendo ocorrer uma terceira geração incompleta nas regiões mais a sul, a qual hiberna no estado de crisálida ou pupa, para emergir na Primavera seguinte.



















Alimentação: No último instar a lagarta é verde-claro com várias listras anelares negras e pintas laranja sobre o dorso. Como todos os papilionídeos do seu género, esta também possui um órgão bifurcado mole de cor laranja atrás da cabeça, denominado osmeterium, que projecta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Na altura da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta na qual se prende á planta hospedeira para se transformar em crisálida. Podem ocorrer duas variantes na cor da crisálida, podem esta ser verde ou acastanhada, dependendo do meio que a rodeia, servindo assim como meio de camuflagem.













Observação importante: A fêmea é mímica da espécie Battus philenor que é intragável, e exibe um padrão idêntico na face inferior das asas posteriores imitando assim essa espécie, reduzindo o risco de predação por parte de certas aves. Existem sete subespécies do género polyxenes.






Sem comentários:

Enviar um comentário