Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 27 de maio de 2018

TANAECIA LEPIDEA - (Butler, 1868)

Características: Pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae) e caracteriza-se por possuir as asas anteriores curvas e pontiagudas, sendo estas de cor castanho-escuro “chocolate” com uma estreita faixa cinza-claro desde as extremidades da zona apical, que se vai alargando até ás asas posteriores. A face inferior é de tons pálidos e acastanhados com pequenas marcas ou estrias. A fêmea distingue-se do macho por ter um castanho mais claro e a faixa ser um pouco mais escura. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7,5 cm de comprimento.  


Habitat: Habita essencialmente as florestas tropicais, onde pode ser encontrada pousada entre a folhagem da vegetação, margens de cursos de água, ou pousada no solo aquecer-se ou alimentar-se de algum fruto putrefacto caído. Distribui-se pela Índia e parte do Sudeste Asiático. 

Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.













Alimentação: A lagarta é verde com um manto de espinhos ramificados de pontas amareladas espalmados sobre o dorso, semelhante a um tapete. Possui ainda sobre o dorso uma fileira de pequenas manchas circulares de cor alaranjada com núcleo azul. Alimenta-se de plantas da família Lethycidaceae como por exemplo; Careya, ou ainda de Melastoma da família Melastomataceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.












Observação importante: Ao contrário da maioria das outras borboletas que se alimentam do néctar das flores, esta espécie pertence a um grupo que se alimenta da seiva das árvores e frutos maduros ou putrefactos. Existem cerca de 30 espécies do género Tanaecia.






Sem comentários:

Enviar um comentário