. Características: A Noctua fimbriata é uma borboleta noturna que pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores variam da cor ocre claro nas fêmeas e o verde oliva acastanhado nos machos, exibindo uma faixa transversal escura contornada por uma linha clara e no centro de cada asa possui duas pequenas marcas circulares e duas outras pequenas marcas pretas junto ás extremidades da zona apical das asas. As asas posteriores são amarelo alaranjadas com uma larga faixa negra junto ás extremidades. A sua envergadura varia entre os 4,8 e os 5,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e margens de florestas, campos e pradarias, áreas suburbanas, parques, áreas agrícolas e cultivadas. Está distribuída por toda a Europa.
. Período de voo: Voa de fins de Junho a inícios de Outubro, numa ou duas gerações.
. Alimentação: A lagarta é castanho clara ou bege acastanhada e os espiráculos na zona lateral do corpo são brancos contornados a negro. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Rumex da família (Polygonaceae), urtica (Urticaceae), Taraxacum officinale (Asteraceae), Lamium galeobdolon (Lamiaceae), Salix cáprea (Salicaceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta enterra-se no solo e constrói uma espécie câmara subterrânea no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto á superfície.
. Observação importante: A lagarta hiberna. Existem cerca de 15 espécies do género Noctua.
Sem comentários:
Enviar um comentário