. Características: Vulgarmente conhecida por "ponta-de-chocolate" esta borboleta noturna pertence á família Notodontidae. As suas asas anteriores são de cor beje acastanhado ou cinza acastanhado com finas linhas transversais escuras contornadas a branco. Apresenta também duas manchas castanhas cor de chocolate, uma que abrange a cabeça e o tórax, e outra na zona apical nas extremidades das asas anteriores. As asas posteriores são branco acinzentadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em locais onde existam as suas plantas hospedeiras desde margens de cursos de água, Florestas, matagais e parques. Está distribuída pela Europa estendendo-se até á Ásia temperada no leste da China.
. Período de voo: Voa de Abril a meados de Setembro, numa ou duas gerações anuais.
. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento torna-se esbranquiçada com minúsculas manchas e linhas tracejadas de cor negra, e numerosas pintas amarelas. Apresenta também dois pequenos tubérculos ou protuberâncias circulares de cor negra na zona dorsal, uma perto da cabeça e outra no penúltimo segmento do corpo, que é coberto por finos e curtos pelos esbranquiçados. Alimenta-se de folhas de Populus tremula e Salix da família (Salicaceae). Na fase da metamorfose tece um casulo de seda entre duas folhas da planta hospedeira, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: Existem cerca de 35 espécies do género Clostera.
Sem comentários:
Enviar um comentário