. Características: A Tajuria mantra é uma pequena borboleta diurna que pertence á família (Lycaenidae). A face superior das suas asas são de cor azul Royal com uma larga faixa negra na zona apical das asas anteriores. As asas posteriores são igualmente azuis contornadas a negro nas extremidades e exibem um pequeno ocelo de cor laranja e negro, e que terminam em dois pares de finas e longas caudas negras com pontas brancas. A face inferior é castanha acinzentada com uma linha irregular escura vertical e possui igualmente nas asas posteriores um ocelo negro contornado a laranja e azul nas extremidades. A fêmea distingue-se do macho por ser mais pálida na face superior das asas, exibindo uma coloração azul acinzentado. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita prados, clareiras e orlas de florestas montanhosas, onde é vista a pousar ou a sobrevoar a copa das árvores. Está distribuída pelo Sudeste asiático.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta tem um aspeto bastante peculiar. Os seus segmentos anteriores formam um escudo semelhante a uma carapaça colorida de um bege claro. Os segmentos posteriores são bege avermelhados e têm um formato de escudo achatado, em que os segmentos entre eles são verdes. No geral, a lagarta parece um excremento de ave. Alimenta-se de espécies de Dendrophthoe e Scurrula da família (Loranthaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende á planta hospedeira, para se transformar em crisálida e posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: Existem cerca de 29 espécies do género Tajuria.
Sem comentários:
Enviar um comentário