Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 19 de janeiro de 2025

NOCTUA FIMBRIATA - (Schreber, 1759)


. Características: A Noctua fimbriata é uma borboleta noturna que pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores variam da cor ocre claro nas fêmeas e o verde oliva acastanhado nos machos, exibindo uma faixa transversal escura contornada por uma linha clara e no centro de cada asa possui duas pequenas marcas circulares e duas outras pequenas marcas pretas junto ás extremidades da zona apical das asas. As asas posteriores são amarelo alaranjadas com uma larga faixa negra junto ás extremidades. A sua envergadura varia entre os 4,8 e os 5,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e margens de florestas, campos e pradarias, áreas suburbanas, parques, áreas agrícolas e cultivadas. Está distribuída por toda a Europa.

. Período de voo: Voa de fins de Junho a inícios de Outubro, numa ou duas gerações.








. Alimentação: A lagarta é castanho clara ou bege acastanhada e os espiráculos na zona lateral do corpo são brancos contornados a negro. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Rumex da família (Polygonaceae), urtica (Urticaceae), Taraxacum officinale (Asteraceae), Lamium galeobdolon (Lamiaceae), Salix cáprea (Salicaceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta enterra-se no solo e constrói uma espécie câmara subterrânea no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto á superfície.








. Observação importante: A lagarta hiberna. Existem cerca de 15 espécies do género Noctua.




domingo, 12 de janeiro de 2025

TAJURIA MANTRA - (C. & R. Felder, 1860)


. Características: A Tajuria mantra é uma pequena borboleta diurna que pertence á família (Lycaenidae). A face superior das suas asas são de cor azul Royal com uma larga faixa negra na zona apical das asas anteriores. As asas posteriores são igualmente azuis contornadas a negro nas extremidades e exibem um pequeno ocelo de cor laranja e negro, e que terminam em dois pares de finas e longas caudas negras com pontas brancas. A face inferior é castanha acinzentada com uma linha irregular escura vertical e possui igualmente nas asas posteriores um ocelo negro contornado a laranja e azul nas extremidades. A fêmea distingue-se do macho por ser mais pálida na face superior das asas, exibindo uma coloração azul acinzentado. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita prados, clareiras e orlas de florestas montanhosas, onde é vista a pousar ou a sobrevoar a copa das árvores. Está distribuída pelo Sudeste asiático.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.






. Alimentação: A lagarta tem um aspeto bastante peculiar. Os seus segmentos anteriores formam um escudo semelhante a uma carapaça colorida de um bege claro. Os segmentos posteriores são bege avermelhados e têm um formato de escudo achatado, em que os segmentos entre eles são verdes. No geral, a lagarta parece um excremento de ave. Alimenta-se de espécies de Dendrophthoe e Scurrula da família (Loranthaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende á planta hospedeira, para se transformar em crisálida e posteriormente irá emergir o inseto adulto.






. Observação importante: Existem cerca de 29 espécies do género Tajuria.




domingo, 5 de janeiro de 2025

CLOSTERA CURTULA - (Linnaeus, 1758)


. Características: Vulgarmente conhecida por "ponta-de-chocolate" esta borboleta noturna pertence á família Notodontidae. As suas asas anteriores são de cor beje acastanhado ou cinza acastanhado com finas linhas transversais escuras contornadas a branco. Apresenta também duas manchas castanhas cor de chocolate, uma que abrange a cabeça e o tórax, e outra na zona apical nas extremidades das asas anteriores. As asas posteriores são branco acinzentadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em locais onde existam as suas plantas hospedeiras desde margens de cursos de água, Florestas, matagais e parques. Está distribuída pela Europa estendendo-se até á Ásia temperada no leste da China.

. Período de voo: Voa de Abril a meados de Setembro, numa ou duas gerações anuais.







. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento torna-se esbranquiçada com minúsculas manchas e linhas tracejadas de cor negra, e numerosas pintas amarelas. Apresenta também dois pequenos tubérculos ou protuberâncias circulares de cor negra na zona dorsal, uma perto da cabeça e outra no penúltimo segmento do corpo, que é coberto por finos e curtos pelos esbranquiçados. Alimenta-se de folhas de Populus tremula e Salix da família (Salicaceae). Na fase da metamorfose tece um casulo de seda entre duas folhas da planta hospedeira, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.









. Observação importante: Existem cerca de 35 espécies do género Clostera.