Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 27 de outubro de 2024

ÁPPIAS ALBINA - (Boisduval, 1836)


. Características: Conhecida vulgarmente por "albatroz comum" esta borboleta diurna pertence á família Pieridae. É uma espécie que apresenta dimorfismo entre os dois géneros, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas brancas com uma fina faixa preta que contorna a margem das asas anteriores, que são mais pontiagudas que as da fêmea. A face inferior das asas anteriores são brancas com a zona apical de cor creme ou amarelo pálido, sendo as posteriores igualmente amarelo pálido. A fêmea é igualmente branca na face superior, mas distingue-se do macho por apresentar uma faixa preta irregular mais larga com pequenas manchas brancas nas extremidades das asas anteriores. As margens das asas posteriores são igualmente contornadas por marcas negras. A face inferior das asas é igualmente branca com uma faixa negra irregular oblíqua nas asas anteriores. É também de salientar que a coloração da face inferior das asas pode variar para tons mais amarelos mediante a estação do ano. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas, prados, margens de rios e riachos. Os machos têm por hábito pousar em charcos e solo húmido para sugar os sais minerais aí existentes. Está distribuída pelo Sul e Sudeste da Ásia, estendendo-se até á Austrália.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.












. Alimentação: A lagarta é verde pontilhada por fileiras de pontos pretos ao logo do corpo. Alimenta-se de plantas da família (Cleomaceae) entre elas estão; cleome rutidosperma e cleome religiosa. Também de plantas da família (Putranjivaceae) como Drypetes roxburghii. E da família (Capparaceae) como Crateva religiosa. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira, para se transformar em crisálida e onde posteriormente irá emergir o adulto.









. Observação importante: O seu padrão de cor pode variar entre a estação seca e a estação chuvosa. Existem cerca de 45 espécies do género Áppias.




domingo, 20 de outubro de 2024

RAPALA DIENECES - (Hewitson, 1878)


. Características: Também conhecida vulgarmente por borboleta "flash escarlate", esta pequena borboleta pertence á família Licaenidae. É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas no padrão ou na cor entre macho e fêmea. Assim o macho possui a face superior das suas asas de cor castanho escuro, com uma grande mancha ou faixa central escarlate, tanto nas asas anteriores como nas posteriores. As asas posteriores terminam com um fino par de caudas. A face inferior é castanho claro pálido, com uma linha que atravessa ambas as asas de cor castanho amarelada contornada a branco. Nas extremidades das asas posteriores e junto á cauda, exibe um pequeno ocelo preto contornado a branco. A fêmea por sua vez difere do macho por ser totalmente castanha na face superior das suas asas, sendo que a face inferior é idêntica ao macho. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser observada em clareiras e margens de florestas, onde fazem voos rápidos por entre a folhagem das árvores e arbustos, ou alimentando-se do néctar das flores. Está distribuída pelo Sudeste Asiático desde o norte da Índia, Mianmar, Assam, Bengala, Malásia, Cingapura, Sumatra, Bornéu, Nias e Filipinas.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.








. Alimentação: A lagarta é de tons variegados entre o castanho claro manchado de castanho-escuro, com reflexos violáceos, e possui uma faixa dorsal amarelo esverdeada. O seu corpo é coberto por pequenas cerdas ou pelos castanho escuro. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Bridelia tomentosa da família (Phyllanthaceae), Prunus polystachya (Rosaceae), Trema tomentosa (Ulmaceae), Mallotus paniculatus (Euphorbiaceae), Ixora sp. (Rubiaceae), Syzygium sp. (Myrtaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um tapete em seda, onde se fixa com um fio de seda á sua volta a uma folha ou ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.









. Observação importante: Existem cerca de vinte espécies do género Rapala.




domingo, 13 de outubro de 2024

MELITAEA DIDYMA - (Esper - 1778)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Fritilária-mediterrânica" esta bonita borboleta diurna pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas é de cor laranja vivo no caso dos machos, com pequenas marcas e pintas pretas, sendo as extremidades contornadas a negro. As fêmeas são bastantes variáveis no seu padrão de cor, podendo apresentar tons laranja como os machos, ou tons mais pálidos e acastanhados. A face inferior é branca nas asas posteriores com marcas e pintas negras, e apresenta duas faixas laranja irregulares contornadas a negro. O seu abdómen é castanho com marcas alaranjadas entre os segmentos. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 5 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.


. Habitat: Habita encostas rochosas, margens de florestas, pradarias, campos, parques e jardins. Está distribuída pela Europa Central, Ásia temperada e Norte de África.

. Período de voo: Voa de Maio a inícios de Setembro, numa ou duas gerações, dependendo da sua área de distribuição geográfica. 












. Alimentação: A lagarta é branca manchada de negro e possui o corpo coberto por espinhos ramificados de cor laranja. Alimenta-se de espécies de Plantago, Veronica, Digitalis da família (Plantaginaceae) e Centaurea e Artemisia da família Asteraceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou rocha, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.







. Observação importante: As fêmeas são bastantes variáveis no seu padrão de cor, podendo apresentar tons laranja como os machos, ou mais pálidos e acastanhados. Hiberna no estado de lagarta. Existem cerca de 89 espécies do género Melitaea.