Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 23 de junho de 2024

EGYBOLIS VAILLANTINA - (Stoll, 1790)


. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-do-pêssego-africana" esta vistosa borboleta pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores são azuis iridescentes com uma larga faixa laranja na zona basal junto ao tórax e duas pequenas manchas laranja junto á zona costal, que são contornadas a negro. As asas posteriores são igualmente azuis iridescentes mas sem manchas. O seu corpo também é azul, mas a cabeça e as antenas são amarelas. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em zonas costeiras e vales fluviais de baixa altitude, onde exista as suas plantas hospedeiras. É nativa de África.

Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações. Além de pertencer ao grupo das borboletas noturnas, esta é ativa durante o dia.












. Alimentação: A lagarta é negra com anéis amarelos entre os segmentos do corpo, que é revestido por finos pêlos brancos. Alimenta-se de pessegueiro (Prunus persica) da família (Rosaceae) e de Deinbollia oblongifolia, Deinbolia borbonica, Deinbolia nyikensis da família (Sapindaceae), Citrus da família (Rutaceae), e de Gossypium da família (Malvaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda em forma de rede na planta hospedeira, no interior do qual irá se transformar em pupa, e posteriormente irá emergir o adulto.












. Observação importante: É uma espécie monotípica, e por isso é a única espécie do seu género.




domingo, 16 de junho de 2024

HADENA COMPTA - (Denis & Schiffermuller, 1775)


. Características: A Hadena compta é uma pequena borboleta nocturna e pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores possuem um padrão variegado em tons de cinza como cor de fundo, manchado de branco com linhas escuras. A zona central das asas são atravessadas por uma larga faixa irregular de cor branca. As asas posteriores são acinzentadas com as extremidades mais escuras. Quando está pousada nos troncos das árvores torna-se quase invisível graças ao seu padrão de camuflagem. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.


. Habitat: O seu habitat pode ser bastante variado dependendo da localização das suas plantas hospedeiras. Pode ser encontrada em pastagens quentes, prados alpinos, encostas rochosas, como também em parques e jardins. Está distribuída pela Europa, Ásia e Norte de África.

. Período de voo: Voa de Maio a Julho numa ou duas gerações.










. Alimentação: A lagarta é de tons acastanhados com uma faixa escura ao longo da zona dorsal e outra na zona lateral do corpo. Alimenta-se de plantas da família Caryophyllaceae como por exemplo; (Dianthus barbatus) e (Silene vulgaris). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo.











. Observação importante: A pupa hiberna. Existem cerca de 158 espécies do género Hadena.




domingo, 9 de junho de 2024

CAMPAEA MARGARITARIA - (Linnaeus, 1761)


. Características: Vulgarmente conhecida por "pequena-esmeralda ou esmeralda-clara" esta pequena borboleta nocturna pertence á família Geometridae. As suas asas são de tons verde claro esbatido, cor de pastel, com duas linhas transversais, uma verde escura e outra branca, nas asas anteriores. Nas asas posteriores possui uma só linha. Esta cor verde vai desaparecendo com o tempo, á medida que a borboleta vai envelhecendo. O macho possui as antenas pectinadas, enquanto a fêmea possui antenas simples e filiformes. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,7 e os 4,3 cm de comprimento.


. Habitat: Habita florestas de faias, florestas mistas e decíduas, matagais, parques e jardins. Está distribuída pela Europa e Norte de África.

. Período de voo: Voa de Maio a Junho e de Agosto a Setembro, em duas gerações.










. Alimentação: A lagarta é de cor acastanhada ou acinzentada e assemelha-se a um pequeno e fino pau. Esta camuflagem faz com que passe despercebida por entre os ramos das árvores. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de várias espécies de plantas, entre elas estão; Bétula, Carpinius da família (Betulaceae), Fagus, Quercus da família (Fagaceae), Prunus da família (Rosaceae), Salix caprea da família (Salicaceae). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo.









. Observação importante: Existem cerca de 30 espécies do género Campaea.