. Características: Também conhecida por "Borboleta-das-giestas" esta pequena borboleta nocturna pertence á família (Geometridae). As suas asas anteriores têm um padrão marmoreado ou jaspeado, em tons de castanho com linhas e pequenas manchas pretas num fundo esbranquiçado. As asas posteriores são de cor amarelo-alaranjado com uma ou duas linhas transversais escuras. O macho diferencia-se da fêmea por possuir antenas plumosas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,7 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em encostas soalheiras e rochosas, como terrenos áridos e rochosos de vegetação rasteira muitas das vezes coberta de urze e outras herbáceas, clareiras e margens de florestas. Está distribuída de forma localizada pelo Centro e Sul da Europa.
. Período de voo: Além de pertencer ao grupo das borboletas nocturnas, esta voa durante o dia. Voa entre Abril e Junho numa geração.
. Alimentação: A lagarta é verde-clara com faixas longitudinais ao logo do corpo de cor verde-escuro e verde-claro. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae entre elas estão; (Cytisus, Genista, Sarothamnus, Spartium), entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo, por debaixo dos detritos e folhas secas da manta morta. A pupa hiberna e o insecto adulto irá emergir na primavera seguinte.
Sem comentários:
Enviar um comentário