. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta de veias-negras" esta pequena borboleta pertence á família Geometridae. As suas asas são de cor branco-creme com nervuras escuras ou pretas, daí o seu nome comum. A fêmea é idêntica ao macho, no entanto, distingue-se deste por possuir três linhas negras longitudinais no abdómen. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Habita prados, pastagens e margens de florestas. Está distribuída pela Europa (embora no Reino Unido seja rara), estendendo-se até á Ásia.
. Período de voo: Além de pertencer ao grupo das borboletas nocturnas, esta é ativa durante o dia. Voa de Maio a inícios de Julho, numa única geração.
. Alimentação: A lagarta é fina e comprida, de cor castanho-acinzentada com finas linhas escuras longitudinais, assemelhando-se a um pequeno pau, o que lhe dá uma boa camuflagem. Alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais; (Origanum majorana) da família (Lamiaceae), Dactylis glomerata (Poaceae), Hypericum maculatum (Hypericaceae), espécies Vicia (Fabaceae), Galium verum (Rubiaceae), Solidago virgaurea, Achillea millefolium e Tanacetum vulgare (Asteraceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda em forma de fuso nas plantas hospedeiras ou junto ao solo, no interior do qual se irá transformar em pupa e posteriormente irá emergir o adulto.
. Observação importante: A lagarta hiberna. Voa durante o dia. O número de indivíduos tem vindo a diminuir tornando-se rara em alguns locais, como é o caso do Reino Unido.
Sem comentários:
Enviar um comentário