. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família Notodontidae. As suas asas anteriores são brancas e apresentam na zona basal e central uma mancha laranja contornada por uma linha preta em forma de l invertido. As asas posteriores são igualmente brancas e o seu corpo é felpudo, exibindo tufos de pelos principalmente na zona do tórax e pernas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,4 e os 3,8 cm de comprimento.
. Habitat: Habita florestas ricas em bétulas, encostas montanhosas, parques e zonas húmidas. Tanto o adulto como a lagarta passam grande parte do tempo na folhagem da copa das árvores. A sua distribuição estende-se pela Europa Ocidental e Central até ao leste da Ásia no Japão.
. Período de voo: Voa de Maio a inícios de Julho, numa única geração.
. Alimentação: A lagarta é verde com finas linhas longitudinais amareladas na zona lateral e dorsal do corpo. Alimenta-se das folhas de Bétula da família Betulaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda entre duas folhas unidas. A pupa hiberna.
. Observação importante: A Leucodonta bicoloria está ameaçada pela destruição do seu habitat e redução de zonas húmidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário