. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores apresentam um padrão mesclado de tons esbranquiçados, cinza, e amarelo-mostarda, semelhante á cor dos líquenes. As asas posteriores são acinzentadas, tornando-se mais escuras nas extremidades. Este padrão de cor dá-lhe uma camuflagem eficaz quando pousada em troncos de árvores ou rochas, tornando-a quase invisível. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em margens de florestas, parques, campos, bermas de estradas e terrenos baldios. Está distribuída pela Europa até á Ásia Central e Norte de África.
. Período de voo: Nas regiões mais a norte voa de Maio a Junho numa geração, nas regiões mais a sul voa em duas gerações prolongando-se até Setembro.
. Alimentação: A lagarta pode apresentar duas formas na sua coloração, podendo ser verde com uma faixa de cor creme ao longo da zona lateral do corpo, ou castanho-esverdeada na parte superior do corpo e verde-pálido na face inferior. Alimenta-se dos botões das flores e das folhas jovens de plantas da família Asteraceae, como Lactuca serriola, Lactuca perennis, Mycelis e Prenanthes. Na fase da metamorfose a lagarta faz a pupação dentro de um casulo enterrada no solo, onde irá permanecer até o adulto emergir á superfície.
. Observação importante: Existem cerca de 17 espécies do género Hecatera.
Sem comentários:
Enviar um comentário