. Características: A Acronicta psi é uma pequena borboleta nocturna que pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores são de cor cinza-claro, com um padrão de marcas e linhas pretas em forma de punhais. As asas posteriores são branco-acinzentadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitat desde bosques, pântanos, parques e jardins. Distribui-se pelo norte de África, Europa até á Sibéria.
. Período de voo: Voa de Maio a Agosto numa única geração.
. Alimentação: A lagarta é multicolorida de cor cinza-escuro com pequenas manchas vermelho-alaranjadas, uma larga faixa branca na zona lateral do corpo e outra faixa de cor creme ao logo da zona dorsal. Apresenta ainda na zona dorsal perto da cabeça um longo apêndice de cor preta, sendo o seu corpo também revestido por finos e longos pelos. A lagarta é polífaga, ou seja, alimenta-se de várias espécies de plantas. Neste caso, alimenta-se das folhas de várias espécies de árvores como Tilia, Salix, Quercus, Alnus, Betula, Cotoneaster e Prunus. Na fase da metamorfose a lagarta tece um pequeno casulo de seda geralmente sob a casca solta de uma árvore ou em madeira podre. A pupa hiberna.
. Observação importante: A Acronicta psi é muito semelhante à sua congénere mais próxima, a Acronicta tridens, e por isso pode ser confundida com esta. Existem cerca de 150 espécies do género Acronicta.
Sem comentários:
Enviar um comentário