Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 11 de junho de 2023

LIMENITIS ARCHIPPUS - (Cramer, 1775)


. Características: Conhecida vulgarmente por "vice-rei", esta borboleta imita a borboleta-monarca e pertence á família Nymphalidae. As suas asas são de cor laranja com nervuras pretas e são contornadas a negro nas extremidades, onde contêm pintas e manchas brancas. A face inferior é idêntica á superior. O seu corpo é negro e a zona lateral e inferior do tórax possui pintas brancas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 8 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.


. Habitat: Pode ser encontrada onde cresçam as suas plantas hospedeiras, como por exemplo, ao longo de margens de rios, lagos, prados húmidos, clareiras e orlas de florestas caducifólias. Além de se alimentarem do néctar das flores, os machos por vezes também pousam em grupos no chão, para absorverem a humidade mineralizada do solo húmido. Está distribuída pela América do Norte e México.

. Período de voo: Voa de Maio a Setembro, em duas ou três gerações.









. Alimentação: A lagarta assemelha-se ao excremento de ave devido á sua coloração, sendo de cor castanho-esverdeada manchada de branco. A sua cabeça é coroada por minúsculos espinhos, e exibe um par de grossos espinhos no primeiro segmento a seguir á cabeça. Alimenta-se das folhas de árvores da família Salicaceae como (Salix), ou (Populus). As lagartas da última geração hibernam durante os meses mais frios, dentro de uma folha enrolada da planta hospedeira, e retomam a alimentação na Primavera seguinte. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se prende de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.











. Observação importante: A "vice-rei" ou (Limenitis archippus) é mimética da borboleta-monarca (Danaus plexippus), ou seja, imita a monarca que é intragável para os seus predadores, pois possui toxinas no seu organismo que foram ingeridas enquanto era lagarta. Assim, a "vice-rei evoluiu de maneira a imitar a "borboleta-monarca" com o seu padrão de cor, beneficiando assim dessa protecção. A borboleta "vice-rei" distingue-se da "borboleta-monarca" pelo seu tamanho menor e pela linha preta que atravessa as nervuras das asas posteriores. Existem cerca de 25 espécies do género Limenitis. Foi nomeada a "borboleta do estado" no Kentucky em 1990.






Sem comentários:

Enviar um comentário