Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 18 de junho de 2023

FURCULA BÍFIDA - (Brahm, 1787)


. Características: A Furcula bífida é uma pequena mariposa que pertence á família Notodontidae. A cor base de fundo das suas asas é o branco-acinzentado, com uma larga faixa transversal irregular de cor cinza-escuro que é contornada por linhas pretas e amarelas. Também junto á zona apical apresenta uma pequena mancha escura com linhas pretas quebradas, e as extremidades das asas são contornadas com pequenos pontos pretos, bem como na zona basal das asas. As asas posteriores são branco-acinzentadas e são contornadas por pequenos pontos pretos nas extremidades. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,8 e os 4,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em florestas mistas, ao longo de margens de rios e lagos, e por vezes também em parques. Está distribuída pela Europa e partes da Ásia.

. Período de voo: Voa de Maio a inícios de Agosto, com uma a duas gerações por ano. A segunda geração normalmente fica incompleta, a pupa hiberna e o adulto só eclode no ano seguinte.













. Alimentação: A lagarta no último instar do seu desenvolvimento é de cor verde com duas grandes manchas castanhas irregulares ao longo da zona dorsal. Possui também no último segmento do corpo um par bifurcado de longos apêndices. Alimenta-se de plantas da família Salicaceae, como por exemplo, Populus tremula e outras espécies de Populus, como também em Salix. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda resistente, no tronco, fenda ou casca da árvore de que se alimenta, onde mais tarde irá emergir o adulto.














. Observação importante: Existem cerca de 13 espécies do género Furcula.





Sem comentários:

Enviar um comentário