. Características: É uma borboleta nocturna que pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores são de cor amarelo-pálido esverdeado e são contornadas a rosa nas extremidades. Possui ainda uma pequena marca junto á margem costal das asas. As asas posteriores são acinzentadas com uma faixa mais escura junto ás extremidades, que por sua vez são contornadas a rosa. O tórax é igualmente castanho-rosado, bem como a zona lateral e inferior do seu abdómen e pernas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita encostas secas, quentes e ricas em arbustos, estepes de florestas. Está distribuída na Europa, desde Portugal, Espanha, no sul da Itália e nos Balcãs (Sérvia, Croácia, Albânia, Macedónia, Bulgária, Grécia). Está ausente da Europa Central. Além disso, esta mariposa é encontrada no norte da África (incluindo algumas ilhas Canárias), na Ásia Menor e na parte sul da antiga União Soviética.
. Período de voo: Voa de Maio a Agosto, numa ou duas gerações.
. Alimentação: A lagarta é branca com pintas pretas, e apresenta uma faixa de cor laranja na zona lateral do dorso. Alimenta-se de plantas da família Caryophyllaceae, entre elas estão; Dianthus, Gypsophila, Silene scabriflora, Spergularia marina, Spergularia nicaeensis. Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo.
. Observação importante: A pupa hiberna. Existem cerca de 27 espécies do género Heliothis.
Sem comentários:
Enviar um comentário