. Características: A Lemonia dumi é uma borboleta nocturna que pertence á família Brahmaeidae. As suas asas são castanho-escuras, atravessadas por uma faixa de cor ocre na zona central, e possui uma pinta de cor ocre junto á margem costal das asas anteriores. Apresenta um tórax e um abdómen felpudo, e o macho possui antenas pectinadas. Ambos os sexos são idênticos, no entanto, a fêmea distingue-se do macho por apresentar uma coloração mais pálida. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 6,5 cm de comprimento.
. Habitat: Está dispersa pelo centro, leste e partes do sul da Europa. Habita pradarias e planícies com pequenos arbustos e vegetação rasteira.
. Período de voo: O tempo de voo é induzido por temperaturas mais baixas e com mais humidade no outono. Assim as borboletas voam entre Outubro e Novembro, de acordo com as condições do local e do clima.
. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é de cor cinza-escuro, com duas fileiras de marcas beges e pretas na zona dorsal. Apresenta também o corpo revestido por pelos de cor castanha. Alimenta-se de plantas da família Asteraceae como; (Hieracium, Taraxacum, Crepis, Hypochaeris, Leontodon, e Centaurea). Na fase da metamorfose a lagarta procura um local adequado solo, onde irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Esta espécie está em declínio devido á destruição das pastagens para a agricultura intensiva, pastoreio intenso, ou construção civil. Existem cerca de 14 espécies do género Lemonia.
Sem comentários:
Enviar um comentário