. Características: Vulgarmente conhecida por "aurora-amarela ou "ponta-laranja da Provença", esta pequena borboleta pertence á família Pieridae. É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre o género masculino e feminino. Assim o macho possui a face superior das asas de cor amarelo-pálido, com uma mancha grande de cor laranja na zona apical e sub apical das asas anteriores, que é contornada por uma linha escura desvanecida. A face inferior das asas é amarela e apresenta um padrão marmoreado de cor verde. A fêmea distingue-se do macho por ter as asas brancas na face superior, e apresentar uma mancha mais pequena na zona apical das asas anteriores, que neste caso é de cor castanho-amarelada. Possui também uma pequena marca negra no centro de cada asa anterior. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Habita margens de florestas abertas e perto de pastagens, encostas rochosas, prados floridos e campos. Está distribuída pela Península Ibérica, desde Portugal, Espanha, sul de França e Itália.
. Período de voo: Voa de Abril a meados de Junho, numa única geração.
. Alimentação: A lagarta é branca na zona lateral do corpo e esverdeada na zona dorsal, onde apresenta uma faixa longitudinal amarelo-limão, coberta por numerosos pontos pretos. Alimenta-se de plantas do género Biscutella, da família Brassicaceae, como a Biscutella sempervirens, Biscutella laevigata, etc. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se fixa a um caule da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
Observação importante: A crisálida hiberna durante os meses de Inverno. Existem cerca de 14 espécies do género Anthocharis.
Sem comentários:
Enviar um comentário