. Características: Esta pequena borboleta pertence á família Lycaenidae. A face superior das suas asas é azul-pálido no macho, com as extremidades das asas anteriores contornadas a negro. As asas posteriores possuem uma linha escura tracejada junto ás extremidades com um ponto negro, que por sua vez terminam numa curta e fina cauda. A face inferior das asas é castanho-acinzentado com listras brancas, e um pequeno ocelo negro contornado a amarelo junto ás extremidades. A fêmea distingue-se do macho por ser ainda mais pálida e possuir as extremidades das asas anteriores contornadas por uma área mais larga a negro, que abrange não só a zona apical como a zona subapical das asas. As posteriores possuem uma fileira de pequenos pontos escuros e um ocelo negro contornado a amarelo. A sua envergadura varia entre os 2,8 e os 3,2 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos habitat, como clareiras e margens de florestas, trilhos, terrenos baldios e alguns jardins. Os machos têm por hábito pousar em locais húmidos e lamacentos, para absorverem os sais minerais aí existentes. Está distribuída pela índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: voa praticamente ao longo de todo o ano, em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta enquanto jovem é verde, mas no último instar do seu desenvolvimento e á medida que se aproxima a fase da metamorfose, torna-se acastanhada com pequenas marcas ou linhas castanhas. Alimenta-se dos botões das flores e das folhas jovens de várias espécies de plantas da família Fabaceae, ex; (Abrus precatorius, Vigna unguiculata, Vigna radiata, Flemingia macrophylla, Millettia pinnata, Canavalia gladiata), entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um "tapete" em seda numa folha da planta hospedeira, onde se fixa através de um resistente fio de seda que tece á sua volta, para dar lugar á metamorfose em crisálida e posteriormente ao adulto.
. Observação importante: Esta espécie apresenta polifenismo sazonal. Ou seja, o padrão das suas asas muda entre a estação húmida e a estação seca. É encontrada muitas vezes na companhia de formigas assistentes, que recolhem um líquido açucarado que a lagarta produz, em troca de alguma protecção. Existem cerca de 68 espécies do género Jamides.
(Padrão da estação húmida)
(Padrão da estação seca)
Sem comentários:
Enviar um comentário