. Características: Esta pequena borboleta diurna pertence á família Pieridae. A face superior das suas asas são brancas e possui uma mancha negra-acinzentada com pequenas manchas brancas na zona apical das asas anteriores, e uma pequena marca negra junto á margem costal. As asas posteriores são igualmente brancas. A face inferior das asas é verde-amarelada manchada de branco. A sua envergadura varia entre os 3 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em encostas rochosas, prados, matos mediterrânicos. Distribui-se desde o norte de África através da Península Ibérica, sul da França e norte e centro da Itália.
. Período de voo: A primeira geração voa de Março a Abril, a segunda geração de Junho a Julho.
. Alimentação: A lagarta no último instar do seu desenvolvimento é de cor verde com dupla linha de cor branca e rosa na zona lateral do corpo. Alimenta-se dos botões florais e dos rebentos das folhas jovens de plantas do género Iberis da família (Brassicaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a um caule ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem cerca de 23 espécies do género Euchloe.
Sem comentários:
Enviar um comentário