. Características: Vulgarmente conhecida por "grande-esmeralda" esta mariposa pertence á família Geometridae. A sua coloração é verde-pálido pastel, com duas linhas quebradas tracejadas que atravessam ambas as asas. Ambos os sexos são idênticos, no entanto, o macho é um pouco mais escuro que a fêmea e possui antenas pectinadas. A sua envergadura varia entre os 4 e os 5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita pradarias, bosques, orlas de florestas, zonas pantanosas com bétulas e parques. Está distribuída em grande parte da Europa, Ásia Central e Japão.
. Período de voo: Voa durante a noite e é atraída pela luz artificial. Voa entre Junho e Agosto, numa geração.
. Alimentação: A lagarta enquanto jovem é castanha com pequenas protuberâncias sobre a zona dorsal do corpo, o que lhe dá um aspecto semelhante a um pequeno pau seco. Quando se torna mais madura e no último instar do seu desenvolvimento, vai adquirindo a cor verde confundindo-se assim com os rebentos verdes das folhas das árvores de que se alimenta. Alimenta-se das folhas de Betula, Corylus avellana, Alnus glutinosa, todas da família (Betulaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda por entre o musgo denso dos ramos das árvores, ou desce até ao solo e constrói o casulo entre as folhas secas e detritos circundantes.
. Observação importante: A lagarta enquanto jovem, hiberna nos meses frios de Inverno. Existem cerca de 20 espécies do género Geometra.
Sem comentários:
Enviar um comentário