. Características: A Elysius cingulata é uma mariposa que pertence á família Erebidae. O macho desta espécie possui asas castanhas com pequenas manchas alaranjadas cor de ferrugem junto á margem costal das asas anteriores. Estas possuem um brilho ou reflexo de cor violeta junto ás extremidades. As asas posteriores são de cor salmão-rosado claro. O seu tórax é laranja-ferrugem e o seu abdómen é amarelo com faixas negras entre os segmentos do corpo. A fêmea por sua vez possui asas castanho ocre, sendo as asas posteriores igualmente de cor salmão-rosado. O seu tórax é laranja-ferrugem e o abdómen é amarelo com fileiras de marcas negras. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 8 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em locais onde exista a sua planta hospedeira como clareiras e orlas de floresta. Distribui-se desde a Jamaica na América Central, até ao Brasil, Paraguai e Argentina, na América do Sul.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde-água na zona lateral do corpo e na zona dorsal é de cor laranja, com o corpo revestido por tufos de pelos negros. Alimenta-se de Vernonia polysphaera da família Asteraceae, entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo de seda que reveste juntamente com os pelos do seu corpo, no interior do qual, irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem cerca de 60 espécies do género Elysius.
Sem comentários:
Enviar um comentário