. Características: Esta pequena borboleta pertence á família Licaenidae. A face superior das suas asas são azuis, com uma larga faixa negra na zona costal e apical, e uma pequena mancha branca na zona subapical das asas anteriores. Possui também na extremidade das asas posteriores duas pequenas e finas caudas. A face inferior das asas é castanho-alaranjada com uma larga faixa discal irregular de cor branca. Nas extremidades das asas posteriores e junto ás pequenas caudas possui dois pequenos ocelos negros. A fêmea é mais pálida que o macho. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada a esvoaçar ou pousada nas folhas das árvores e arbustos das clareiras e orlas de florestas montanhosas, mas raramente em zonas de planícies, até aos 2000 metros de altitude. Distribui-se pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Voa de Março a Maio numa primeira geração e de Setembro a Outubro na segunda geração.
. Alimentação: A lagarta é muito peculiar e nos últimos instares do seu desenvolvimento é de cor verde com uma ou duas manchas dorsais acastanhadas, onde sobressaem vários tubérculos longos e pontiagudos sobre o seu corpo. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Adenanthera pavonina da família (Fabaceae), Guioa pubersens (Sapindaceae), Coriaria nepalensis (Coriariaceae), Mangifera indica (Anacardiaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece uma almofada de seda resistente, onde se fixa num ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem cerca de 14 espécies do género Horaga.
Sem comentários:
Enviar um comentário