Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de janeiro de 2023

EUDRYAS GRATA - (Fabricius, 1793)


. Características: Também conhecida por "Ninfa-do-bosque" esta pequena e peculiar mariposa pertence á família Noctuidae. Quando está em repouso com as asas dobradas como um telhado e o primeiro par de pernas estendido, assemelha-se a um excremento de pássaro. As suas asas anteriores são brancas com uma margem castanho-avermelhada contornada a amarelo-esverdeado. As posteriores são amarelas com uma faixa castanha nas extremidades. O seu abdómen é amarelo com pequenas marcas pretas na face superior entre os segmentos do corpo e na zona lateral. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada nas orlas das florestas, prados e jardins, em locais onde exista a suas plantas hospedeiras. Está distribuída pela costa Leste e centro da América do Norte.

. Período de voo: Nas regiões a norte voa de Junho a Agosto numa geração, nas regiões a sul voa em duas gerações.









. Alimentação: A lagarta possui entre os segmentos do corpo faixas de cor laranja com pintas pretas, intercaladas por faixas mais finas pretas e brancas, sendo a cabeça também laranja. Alimenta-se de várias espécies de plantas como videiras da família (Vitaceae), Ampelopsis (Vitaceae), lúpulo (Cannabaceae), Parthenocissus quinquefolia (Vitaceae). Na fase da metamorfose a lagarta perfura a casca da planta hospedeira ou madeira em decomposição, no interior da qual irá se transformar em pupa. 







. Observação importante: Existem três espécies do género Eudryas.






Sem comentários:

Enviar um comentário