Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 29 de janeiro de 2023

MEGALOPYGE LANATA - (Stoll, 1780)


. Características: Vulgarmente conhecida por "lagarta-de-fogo", o seu nome comum deve-se á fase larval da lagarta, em que esta pode provocar queimaduras graves quando tocada pela pele humana. É uma mariposa que pertence á família Megalopygidae. As suas asas são brancas com pequenas marcas negras e nervuras tracejadas a negro. O seu corpo é robusto e felpudo. O macho possui antenas bipectinadas, tórax enegrecido com pequenas manchas rosadas, e abdómen rosado com faixas negras entre os segmentos do corpo. A fêmea distingue-se do macho por ser maior, com antenas finas, o tórax negro e quase ausente de manchas rosa. A extremidade do seu abdómen é branco enquanto no macho é escuro. A sua envergadura varia entre os 5 e os 7,5 cm de comprimento.


. Habitat: Tem uma vasta distribuição geográfica e de habitats, desde zonas florestais até zonas de cultivo das suas plantas hospedeiras. Distribui-se pela América Central, desde a Costa Rica até ao Brasil e Argentina na América do Sul.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.










. Alimentação: As lagartas são brancas com tufos de longos e finos pelos urticantes castanho-avermelhados, sendo também a face inferior do seu corpo castanho-avermelhada. Podem provocar acidentalmente graves lesões na pele humana se tocadas, podendo inocular toxinas capazes de provocar queimaduras na pele. São polífagas, e por isso alimentam-se de vários tipos de plantas entre as quais; Abacate (Lauraceae), café (Rubiaceae), citrus (Rutaceae), goiaba (Myrtaceae), manga (Anacardiaceae), pêra, pêssego, rosa (Rosaceae), e outras plantas silvestres. Na fase da metamorfose as lagartas tecem um resistente casulo de seda numa folha ou tronco da planta hospedeira, onde no seu interior irá ocorrer a sua metamorfose em pupa e posteriormente em adulto.













. Observação importante: A lagarta pode provocar graves lesões na pele humana se tocada, podendo inocular toxinas capazes de provocar graves queimaduras na pele. Existem cerca de 43 espécies do género Megalopyge.





Sem comentários:

Enviar um comentário