. Características: Também conhecida por a "grande Acraea malhada" esta borboleta pertence á família Nymphalidae. O padrão das suas asas pode variar dependendo da região, tanto na intensidade de cor como no numero de pintas. Assim as suas asas podem ir do laranja-acastanhado ao laranja rosado ou carmesim, com pequenas manchas e pintas pretas. As asas anteriores são mais escuras e alongadas, e apresentam uma pequena mancha esbranquiçada na zona sub apical. As asas posteriores possuem várias manchas e pintas escuras num fundo laranja-rosado, tendo nas extremidades uma faixa preta com uma fileira de pintas laranja. A face inferior é mais pálida com um fundo branco-rosado ou branco-carmesim com pintas pretas. A zona basal das asas junto ao corpo é preta com pintas brancas. Nas extremidades possui uma faixa negra com uma fileira de pintas brancas. Parte do seu abdómen é alaranjado e a face inferior do seu tórax é negro com pintas brancas. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: É uma espécie endémica de África e habita florestas decíduas abertas e savanas florestais.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações, mas atinge o seu pico na época das monções.
. Alimentação: As lagartas são gregárias e por isso vivem em grupos. São de cor amarelo-alaranjado, com faixas negras anelares entre os segmentos do corpo, dos quais saem vários espinhos negros. A cabeça é de cor castanho-avermelhada. Alimentam-se de plantas da família (Passifloraceae) entre elas estão a Passiflora, Smeathmannia, Tacsonia, entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se prende de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Á medida que a borboleta envelhece as suas asas vão perdendo escamas e tornam-se um pouco transparentes. Existem cerca de 230 espécies do género Acraea.
Sem comentários:
Enviar um comentário