. Características: Vulgarmente conhecida por (prata-real) esta pequena jóia alada pertence á família Lycaenidae. A face superior das suas asas são de cor azul-turquesa em toda a sua área central, sendo a restante área da zona apical e sub-apical de cor negra. As asas posteriores também são contornadas a negro nas extremidades, que terminam com dois pares de pequenas caudas. A face inferior é de cor cinza-prateada com uma linha escura tracejada ao longo da sub-margem. Possui também duas pintas pretas contornadas a laranja nas extremidades das asas posteriores. A fêmea distingue-se do macho por ter um padrão de cor mais pálido. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
Habitat: Pode ser encontrada em florestas tropicais e subtropicais onde é frequentemente vista no topo das árvores a visitar as flores e aqueçer-se ao sol com as asas entreabertas pousada na folhagem. Ocasionalmente pode ser vista em trilhos e caminhos de terra batida atraída pelos excrementos de animais, ou junto a poças de água a sugar os sais minerais existentes no solo húmido. Distribui-se pela Índo-Malásia.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é de cor verde e de forma achatada com uma minúscula pilosidade sobre o corpo. Possui também uma pequena mancha branca entre o primeiro e segundo segmento a seguir á cabeça na zona dorsal. Alimenta-se de plantas do género Viscum da família (Santalaceae) como Viscum ovalifolium. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta onde se prende a uma folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Esta espécie é legalmente protegida na Índia sob o Anexo II da Lei da Vida Selvagem (Protecção) de 1972.
Sem comentários:
Enviar um comentário