Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 12 de janeiro de 2020

EUPTEROTE NAESSIGI - (Holloway, 1987)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Eupterotidae. As suas asas possuem uma camuflagem semelhante a uma folha seca. São de cor amarela com pontos, linhas onduladas e manchas acastanhadas que são mais acentuadas na zona apical das asas anteriores e se estendem em forma de faixa á zona central dividindo o centro das asas. A fêmea distingue-se do macho por ser maior, possuir mais manchas castanhas e ser mais escura. A sua envergadura varia entre os 9 e os 10 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em áreas de floresta tropical de baixa altitude, bem como em áreas de mangue. Distribui-se pelo Sudeste Asiático mais precisamente nas ilhas do Bornéu, Sumatra e Malásia Peninsular. 

. Período de voo: ?????










. Alimentação: A lagarta é peluda de cor castanha, e apresenta uma faixa lateral de cor esbranquiçada. Alimenta-se de plantas da família Euphorbiacea como a espécie Bridelia tomentosa. Na fase da metamorfose a lagarta faz a pupação num casulo em seda na superfície do solo por entre a manta morta ou em fendas.





. Observação importante: Existem cerca de 55 espécies do género Eupterote.





Sem comentários:

Enviar um comentário