. Características: Vulgarmente conhecida por "asa-de-fogo" esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae) e possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas de cor negra aveludada atravessadas horizontalmente por uma faixa central de cor laranja vivo. A face inferior é de tons castanho-acinzentado e as asas anteriores possuem um tufo de escamas androconiais. A fêmea ao contrário do macho possuiu asas castanho-escuras pintalgadas por manchas brancas dispersas horizontalmente. Possui ainda uma pequena mancha castanho-avermelhada na zona apical das asas anteriores e outra na extremidade interna das asas anteriores. A face inferior é de tons acastanhados manchados de branco. A sua envergadura varia entre os 5,5 e os 7 cm de comprimento, sendo as fêmeas ligeiramente maiores que os machos.
. Habitat: Habita as florestas tropicais húmidas onde pode ser vista em clareiras, orlas, trilhos florestais e estradas de terra batida. Normalmente é encontrada isoladamente empoleirada em troncos de árvores a pouca altura do chão, na folhagem caída, ou absorvendo os sais minerais do solo húmido. Também é atraída por frutos maduros e seiva das árvores. Distribui-se por quase toda a América do Sul até aos 800 metros de altitude.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta passa por vários estágios ao longo do seu crescimento, no último instar é de cor verde com numerosos espinhos de cor alaranjados sobre o dorso, e possui dois longos espinhos negros ramificados sobre a cabeça. Alimenta-se de plantas da família Euphorbiaceae tais como Alchornea , Dalechampia ou Veconcibea. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem 11 espécies do género Catonephele.
Sem comentários:
Enviar um comentário