. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores são castanhas com com várias manchas semitranslúcidas na zona mais externa e amareladas na zona mais interna. Apresenta também na margem costal externa uma linha tracejada a vermelho que acaba em duas pintas. As asas posteriores são amarelo-claro com nervuras negras sendo as extremidades também negras com uma linha de pequenos pontos submarginais também brancos. O abdómen é castanho e o tórax apresenta pequenos pontos brancos que se estendem até á cabeça. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.
. Habitat: Pode ser encontrada em matagais, clareiras e orlas de floresta, bem como zonas rurais agrícolas, jardins e parques. Distribui-se pela América do Sul, desde o Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai.
. Período de voo: ?????. É uma espécie de hábitos diurnos.
. Alimentação: A lagarta é castanho-escuro avermelhada, com linhas amarelas tracejadas irregulares na zona lateral e uma risca amarela ao longo do dorso. O seu corpo é revestido por tufos de pelos de cor acinzentada, alguns dos quais são mais compridos nos primeiros e nos últimos segmentos do corpo. A cabeça é castanho-avermelhada. Alimenta-se de plantas da família Asteraceae entre as quais; Eupatorium inulaefolium, Artemisa absynthium. Também foi encontrada em plantas da família Borraginaceae como; Heliothropium tiaridoides e Tournefortia brachiata. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda na planta hospedeira para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem 6 espécies do género Phaloe.
Sem comentários:
Enviar um comentário