Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 5 de janeiro de 2020

PHALOE CRUENTA - (Hubner, 1823)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores são castanhas com com várias manchas semitranslúcidas na zona mais externa e amareladas na zona mais interna. Apresenta também na margem costal externa uma linha tracejada a vermelho que acaba em duas pintas. As asas posteriores são amarelo-claro com nervuras negras sendo as extremidades também negras com uma linha de pequenos pontos submarginais também brancos. O abdómen é castanho e o tórax apresenta pequenos pontos brancos que se estendem até á cabeça. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.


. Habitat: Pode ser encontrada em matagais, clareiras e orlas de floresta, bem como zonas rurais agrícolas, jardins e parques. Distribui-se pela América do Sul, desde o Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

. Período de voo:   ?????. É uma espécie de hábitos diurnos.










. Alimentação: A lagarta é castanho-escuro avermelhada, com linhas amarelas tracejadas irregulares na zona lateral e uma risca amarela ao longo do dorso. O seu corpo é revestido por tufos de pelos de cor acinzentada, alguns dos quais são mais compridos nos primeiros e nos últimos segmentos do corpo. A cabeça é castanho-avermelhada. Alimenta-se de plantas da família Asteraceae entre as quais; Eupatorium inulaefolium, Artemisa absynthium. Também foi encontrada em plantas da família Borraginaceae como; Heliothropium tiaridoides e Tournefortia brachiata. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda na planta hospedeira para se transformar em crisálida.





. Observação importante: Existem 6 espécies do género Phaloe.




Sem comentários:

Enviar um comentário