Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 1 de dezembro de 2019

PAPILIO PARIS - (Linnaeus, 1758)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Pavão de Paris", esta exótica e bonita borboleta pertence á família dos Papilionideos (Papilionidae). As suas asas são cobertas por minúsculas escamas de cor verde-musgo metalizadas, onde por vezes apresenta uma fina faixa tracejada verde mais clara junto ás margens externas das asas anteriores. As posteriores possuem uma grande mancha azul que a caracteriza, seguida de dois ocelos alaranjados com núcleo negro nas margens internas das asas que são onduladas e terminam em duas caudas em forma de espátula. A face inferior é negra com vários ocelos de cor rosa-alaranjados com núcleo negro ao longo da margem externa das asas posteriores. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura varia entre os 8 e os 10 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as clareiras e orlas das florestas tropicais húmidas, onde muitas vezes é vista pousada em pequenos grupos em locais húmidos como margens de rios, riachos, charcos e lugares lamacentos, a absorver os sais mineralizados do solo húmido. Distribui-se pela India e o Sudeste Asiático até aos 1500 metros de altitude.

. Período de voo: Voa de Março a Dezembro em várias gerações.

















. Alimentação: A lagarta nos primeiros instares do seu desenvolvimento assemelha-se a excremento de ave, sendo castanho-esverdeada manchada de branco. Mais tarde e no último instar, torna-se verde, apresentando uma prega saliente de cor branco-amarelada que vai desde a lateral da cabeça até ao terceiro segmento do corpo, onde exibe dois pequenos ocelos de cor alaranjados semelhantes a pequenos olhos. Quando a lagarta encolhe a cabeça faz sobressair a prega e estes ocelos, o que lhe dá um aspecto intimidador semelhante á cabeça de uma pequena serpente. Como todas as lagartas de papilionideos, esta também possui um órgão bifurcado atrás da cabeça denominado osmeterium, que faz sobressair para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Alimenta-se de plantas do género Rutaceae entre as quais Tudallia asiatica, Citrus, Euodia lepta, Euodia lunur-ankenda, Euodia meliaefolia, Euodia merrillii, Euodia roxburghiana, Zanthoxylum armatum, Zanthoxylum avicennae, Zanthoxylum nitidum, Zanthoxylum ovalifolium. Na fase da metamorfose tece um fio de seda á sua volta onde se prende a um ramo, folha, ou outro suporte para se transformar em crisálida.















. Observação importante: Existem cerca de 210 espécies do género Papilionidae.





Sem comentários:

Enviar um comentário