. Características: Vulgarmente chamada de "Moinho-de-vento chinês" esta elegante borboleta pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui as asas negras com meias luas de cor vermelho carmim nas asas posteriores junto ás extremidades onduladas, onde terminam em duas largas caudas em forma de espátula. A face inferior é idêntica á superior. O seu corpo é negro com a parte lateral de cor vermelho carmim com pintas pretas. A fêmea por sua vez possui asas de cor castanho-acinzentadas, escurecidas nas margens e com nervuras negras. As posteriores possuem metade da sua área de cor negra com meias luas de cor castanho claro que terminam em duas longas caudas em forma de espátula. A face inferior é idêntica á superior. A parte lateral do corpo é mais pálida que a do macho. A sua envergadura varia entre os 8 e os 10 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em orlas de florestas mistas de folha caduca, prados e encostas. Distribui-se pelo continente asiático desde o Butão até á China, Japão e algumas partes da Rússia.
. Período de voo: Voa entre os meses de Maio até Agosto, em duas gerações.
. Alimentação: As lagartas no último instar são de cor cinza manchadas de preto, apresentando o corpo coberto de pequenos tubérculos carnudos de pontas avermelhadas, dos quais, alguns são de cor branca nos penúltimos segmentos do corpo e a meio da zona central do dorso. Como todos os papilionideos esta também possui um órgão carnudo bifurcado logo atrás da cabeça denominado osmeterium, que projecta para fora do corpo e que possui um cheiro repelente para afastar possíveis predadores. Alimentam-se de plantas do género Aristolochia, entre as quais; A. mandshhuriensis , A. debilis e A. manchuriensis, A. shimadai , A. liukiuensis , A. kankauensis , A. elegans , A. debilis , A. kaempferii , A. onoei , A. tagala. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda á sua volta onde se fixa a um ramo ou folha para se transformar em crisálida. Por vezes as lagartas da segunda geração hibernam no estado de crisálida, emergindo só na Primavera seguinte.
. Observação importante: Existem entre 47 a 50 espécies do género Atrophaneura.
Sem comentários:
Enviar um comentário