Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de novembro de 2019

EPICOPEIA HAINESII - (Holland, 1889)


. Características: As suas asas são de cor cinza-acastanhado com nervuras negras. As posteriores possuem as extremidades de cor negra com várias manchas vermelho-escarlate em forma de meia lua e duas caudas largas em forma de espátula. A face inferior é idêntica á superior. O seu corpo é negro na face superior e inferior, sendo a parte lateral de cor vermelho-escarlate com manhas pretas. Ambos os sexos são idênticos, e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as pastagens e florestas circundantes até ás zonas montanhosas entre os 1200 e os 2000 metros de altitude. Distribui-se pela Ásia Oriental na península coreana, nomeadamente Taiwan e Japão.

. Período de voo: Além de pertencer ao grupo das borboletas nocturnas, esta tem hábitos diurnos. Voa de Maio a meados de Agosto em duas ou três gerações. Por vezes a última geração hiberna no estado de pupa emergindo só na Primavera seguinte.

















. Alimentação: A lagarta é branca e possui longos e espessos tufos de pelos cobertos por uma substância branca e cerosa que é produzida por certas glândulas do seu corpo. Acredita-se que essa camada de cera possivelmente a protege contra ataques de predadores e alguns parasitas. Outra vantagem que a aparência de cera pode lhes conceder é que ela se assemelha a muitos outros insectos produtores de cera, como pulgões lanosos, cochonilhas, insetos de escama e muito mais, e alguns predadores podem evitá-la por esse motivo. Alimenta-se de plantas da família Cornaceae entre as quais Cornus sp, Cornus controversa, Cornus kousa. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda de cor branco entre duas folhas unidas por fios de seda, no interior do qual se irá transformar em pupa.











. Observação importante: Esta espécie é mimética de outra espécie diurna a Atrophaneura alcinous da família Papilionidae, as semelhanças são incríveis e ambas as espécies são tóxicas beneficiando assim de protecção contra os seus predadores. Existem cerca de 7 espécies do género Epicopeia.

(Nesta foto é possível observar o mimetismo entre as duas espécies diferentes)




Sem comentários:

Enviar um comentário