. Características: Vulgarmente conhecida por "Sargento comum" esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são negras com uma série de faixas e manchas brancas. A face inferior é de cor amarelo ocre com faixas e manchas brancas contornadas a preto, sendo que nas asas posteriores apresenta uma fileira de pontos pretos numa das faixas brancas. A fêmea é idêntica ao macho mas de cor acastanhada. O seu corpo é negro com faixas transversais brancas no abdómen. A sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6 cm de comprimento.
. Habitat: Encontra-se em áreas florestais em elevações até aos 800 metros de altitude. Os machos são territoriais e patrulham as orlas e trilhos florestais de um lado para o outro em busca de parceira, defendendo ao mesmo tempo o seu espaço caso algum adversário apareça. Distribui-se desde a Índia até ao Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo de todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta ao longo dos vários estágios vai mudando de cor passando da cor acastanhada para o verde com espinhos ramificados castanho-avermelhados de base púrpura, para na fase pré-pupal se tornar de cor creme com espinhos com pontas negras. Alimenta-se de várias espécies de plantas do género Glochidion da família Phyllanthaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de 45 espécies do género Athyma.
Sem comentários:
Enviar um comentário