. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta ponto-de-interrrogação", esta espécie pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são irregularmente recortadas e em forma de gancho nas asas anteriores. São de cor laranja e escurecidas nas extremidades com tons acastanhados, possuindo várias pintas pretas. As posteriores possuem duas pequenas e finas caudas. A face inferior possui um padrão discreto contrastando com a face superior, assemelhando-se a uma folha seca, dando-lhe uma camuflagem muito eficaz no seu habitat. Exibe também a característica marca curva e um ponto prateado no centro das asas posteriores em forma de "ponto de interrogação", daí o seu nome comum. Não existem grandes diferenças entre os dois sexos. A sua envergadura varia entre os 5,5 e os 7,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas, zonas ribeirinhas e parques, onde é comum avistá-la empoleirada ao sol no tronco das árvores ou na folhagem, levantando voo para defender o seu território ou procurar parceira. Distribui-se desde o Sul do Canadá e todo o centro do Leste dos Estados Unidos, até aos 1000 metros de altitude.
. Período de voo: Voa desde Maio até Setembro em duas gerações.
. Alimentação: lagarta nos últimos instares do seu crescimento é de cor preta, com linhas amareladas variáveis e fileiras de espinhos ramificados de cor alaranjados de pontas pretas. A cabeça é de cor castanho-avermelhada coroada com minúsculos espinhos. Alimenta-se de plantas da família Ulmaceae; Ulmus Americana L, Ulmus alata, da família Celtidaceae; Celtis occidentalis L, Celtis laevigata Willd, e da família Urticaceae; Boehmeria cylindrica, Urtica dioica. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: A borboleta alimenta-se de frutas podres, seiva das árvores, excrementos de animais. Quando há falta destes é que visitam as flores á procura do seu néctar. Os adultos da última geração hibernam durante o Inverno. Existem cerca de 17 espécies do género Polygonia.
Sem comentários:
Enviar um comentário