. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). As suas asas anteriores são de tons acastanhados, com uma faixa de cor dourada iridescente de forma triangular que vai da sub-margem apical até ao centro das asas. As asas posteriores são castanho-acinzentadas escurecidas nas margens. Na zona do tórax possui alguns tufos de pelos proeminentes. A sua envergadura varia entre os 3,6 e os 4,4 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em zonas húmidas como margens de rios e riachos, campos, prados, zonas agrícolas. Distribui-se pelo Sudeste Asiático, continente Africano e Sul da Europa, mais a Norte pode ser encontrada ocasionalmente como uma espécie migratória.
. Período de voo: Voa de Agosto até Novembro em duas ou três gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde com alguns finos e curtos pelos dorsais, apresentando finas linhas longitudinais dorsais brancas e mais proeminente na zona lateral do corpo. É uma espécie polígafa, alimentando-se de várias espécies de plantas, entre as quais, as da família Asteraceae, Boraginaceae, Apiaceae, Geraniaceae, Fabaceae, Solanaceae, entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda entre as folhas das planta hospedeira.
. Observação importante: Existem cerca de 44 espécies do género Thysanoplusia.
Sem comentários:
Enviar um comentário