. Características: É uma espécie de médio a grande porte, pertencendo á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). Possui dimorfismo sexual entre os dois sexos, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas de cor laranja com pintas e marcas negras, enquanto a fêmea possui a área interna central das asas castanho-escura, contrastando com a restante área junto ás extremidades de cor creme com pintas e marcas negras. A face inferior é idêntica á superior em ambos os sexos, destacando-se nas asas posteriores várias manchas ovais de cor branco-prateadas. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos e a sua envergadura varia entre os 6,5 e os 8,8 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em clareiras e orlas de florestas, vales e desfiladeiros de montanha, prados e pradarias húmidas, até aos 1500 metros de altitude. Distribui-se em grande parte pela América do Norte.
. Período de voo: Voa desde Junho até meados de Setembro, numa geração.
. Alimentação: A lagarta no último estágio é negra com numerosos espinhos alaranjados sobre o corpo. Alimenta-se de várias espécies de violetas da família Violaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou caule, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida. As lagartas quando eclodem no fim do Verão começam a hibernar e só ficam activas na Primavera seguinte.
. Observação importante: Existem cerca de 16 espécies do género Speyeria e 10 subespécies nomeadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário