. Características: Esta pequena e bonita borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são negras com uma fileira de manchas laranja nas extremidades, e duas ou três fileiras de pintas branco-creme na zona submarginal de ambas as asas. Possui também duas pintas laranja na célula discal das asas anteriores. A face inferior é idêntica á superior mas com mais fileiras de pintas brancas. O seu abdómen é preto com pintas brancas na parte superior e pintas laranja na parte inferior. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5,5 cm de comprimento, sendo as fêmeas ligeiramente maiores que os machos.
. Habitat: Prefere locais húmidos como prados e pântanos, perto de cursos de água onde exista as suas plantas hospedeiras. Distribui-se em grande parte pelo Leste dos Estados Unidos.
. Período de voo: Uma geração que Voa de Maio a Junho no sul, e de Junho a Agosto no norte.
. Alimentação: As lagartas são de cor laranja com faixas anelares pretas e os primeiros e últimos segmentos do corpo pretos, e numerosos espinhos ramificados igualmente negros sobre o corpo. Quando nascem são gregárias, vivendo e alimentando-se todas juntas na sua planta hospedeira, dentro de uma espécie de teia de fios de seda que tecem, onde irão hibernar mais tarde e permanecer até á Primavera seguinte. Depois, á medida que vão crescendo e chegando ao último estágio do seu crescimento, tornam-se solitárias e procuram um local para pupar. Alimentam-se de Chelone glabra, Penstemon hirsutus, de Plantago lanceolata entre outras, da família (Plantaginaceae). Na fase da metamorfose tecem um ponto de seda onde se prendem de cabeça para baixo para se transformarem em crisálidas.
. Observação importante: Esta espécie está listada como "Special concern" (Preocupação especial), devido ao seu acentuado declínio e á destruição de seu habitat em certas áreas dos E.U.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário