. Características: Esta pequena borboleta pertence á família Lycaenidae. Ao contrário da maioria das borboletas esta espécie é carnívora. As suas asas são alaranjadas com manchas e pintas castanho-escuras. A face inferior é alaranjada com manchas acastanhadas contornadas por círculos brancos-arroxeados. A fêmea distingue-se do macho por ter a área alaranjada menor. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,4 cm de comprimento.
. Habitat: Habita locais arborizados como bosques e florestas ao longo de rios e riachos. Distribui-se pelo Leste dos Estados Unidos.
. Período de voo: De Abril a Setembro em várias gerações.
. Alimentação: As lagartas no último instar apresentam faixas dorsais axadrezadas de cor cinza-esbranquiçada, sendo a zona lateral de cor amarelada e totalmente coberta por finos pelos esbranquiçados. Ao contrário da maioria das outras lagartas estas são carnívoras, alimentando-se de várias espécies de pulgões existentes nas árvores e arbustos. Por vezes utilizam as carcaças deixadas para se camuflarem e proteger das formigas. Na fase da metamorfose tecem um tapete de seda onde se fixam com um fio de seda á sua volta numa folha para se transformarem em crisálidas. As crisálidas têm uma aparência semelhante a excrementos de ave.
. Observação importante: É uma espécie carnívora e a única do seu género "Feniseca".
Sem comentários:
Enviar um comentário