Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 18 de agosto de 2019

NAPEOCLES JUCUNDA - (Hubner, 1808)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Great Blue Hookwing" (Asa grande de gancho azul), esta borboleta de médio a grande porte pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas como o seu nome comum indica fazem uma curvatura em forma de gancho na zona apical das asas anteriores, que possuem duas pequenas manchas azuis-claras. As asas são castanho-escuras ou negras, com uma larga faixa central de cor azul-vivo que abrange ambas as asas, anteriores e posteriores. A face inferior quando em repouso, assemelha-se a uma folha seca. A fêmea é idêntica ao macho, mas distingue-se deste por apresentar a faixa azul central mais clara e com manchas esbranquiçadas no seu centro. A sua envergadura varia entre os 8 e os 9 cm de comprimento. 


. Habitat: Habita a copa das árvores das florestas tropicais e subtropicais da América do Sul, até aos 800 metros de altitude. Distribui-se desde a Venezuela, Perú, Bolívia, Brasil.

. Período de voo: Ao longo de quase todo o ano.









. Alimentação: A lagarta é escura pontilhada por minúsculas pintas verdes e apresenta numerosos espinhos ramificados igualmente verdes. Alimenta-se de várias espécies de Ruellia da família Acanthaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.



. Observação importante: É a única espécie do seu género (Napeocles).




Sem comentários:

Enviar um comentário