Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 7 de outubro de 2018

CYMOTHOE FUMANA - (Westwood, 1850)


. Características: Esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidade) e possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim o macho possui a face superior das asas de cor amarelo-pálido, com uma grande área central circular castanho-escura. A face inferior é de tons acastanhados, com manchas e linhas onduladas. A fêmea distingue-se do macho por ser castanho-escura, e apresentar a área amarelo-pálido mais estreita, localizada desde a submargem até ás extremidades de ambas as asas, que por sua vez são pontilhadas por pequenos pontos negros. Possui ainda quatro pequenas manchas brancas dispostas na zona subapical das asas anteriores. A face inferior é idêntica á do macho, no entanto, possui uma faixa central escura disposta verticalmente, que divide ambas as asas. A sua envergadura varia entre os 9,5 e os 10,5 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.


.  Habitat: Habita as clareiras e orlas das florestas tropicais, onde é vista sobre a folhagem das árvores e arbustos, bem como em trilhos e caminhos junto ao solo, onde se confunde com a manta morta da floresta. Distribui-se pela África Oriental, desde a Guiné, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Camarões, Guiné Equatorial, Gabão, República do Congo, República Centro-Africana.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.











. Alimentação: A lagarta é de cor verde, pintalgada por minúsculas pintas esbranquiçadas e duas faixas de cor castanha na zona lateral do corpo. Possui ainda vários espinhos ramificados sobre o dorso de cor preta na base e de pontas claras. Alimenta-se de plantas do género Rinorea, da família Violoideae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.






. Observação importante: Os adultos alimentam-se da seiva das árvores, frutos maduros ou putrefactos e excrementos de animais. Existem cerca de 75 espécies do género Cymothoe.





Sem comentários:

Enviar um comentário