Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 21 de outubro de 2018

TITAEA TAMERLAN - (Maassen, 1869)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). As suas asas são dentadas nas extremidades e de cor castanho claro, alternadas por manchas mais escuras castanho-esverdeadas, juntamente com algumas linhas escuras e duas pequenas manchas semi transparentes no centro das asas anteriores. As asas posteriores terminam em duas caudas largas em forma de espátula. A fêmea distingue-se do macho por apresentar um tom mais claro e possuir asas mais largas e arredondadas sem caudas. A sua envergadura varia entre os 10 e os 13 cm de comprimento.


. Habitat: Habita zonas de florestas tropicais e subtropicais da América Central e do Sul. Estendendo-se desde a Costa Rica, Colômbia, Venezuela, até á Amazónia no Brasil.

. Período de voo: Em duas gerações, de Junho a Julho e no Outono.










. Alimentação: A lagarta nos primeiros instares do seu crescimento é de cor branca com faixas e pintas pretas, com a exceção do terceiro e último segmento do corpo que é de cor laranja, bem como a cabeça e as patas. Possui ainda três longos tubérculos pretos bifurcados sobre o dorso, dois no terceiro segmento e outro no último. Á medida que vai crescendo vai mudando de cor passando para a cor verde, com manchas castanhas. No último instar os tubérculos bifurcados desaparecem por completo. Alimenta-se de espécies do género Bombax da família Malvaceae, Ceiba pentandra, Tilia platyphyllos, Goethalsia meiantha, Pachira aquatica, Pochota fendleri, e Bombacopsis quinatum. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo onde irá procurar um local adequado para pupar.









. Observação importante: Como todas as espécies de Saturnídeos os adultos desta espécie também não se alimentam, porque possuem um aparelho bucal rudimentar. Em vez disso utilizam as reservas de energia acumuladas no seu corpo enquanto eram lagartas. A sua única função enquanto adultos é encontrar parceiros para a continuação da espécie. Existem 4 subespécies do género Titae.





Sem comentários:

Enviar um comentário