Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de outubro de 2018

PANACEA PROLA - (Doubleday, 1848)


. Características: Popularmente conhecida por "flash-vermelho" esta bonita borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A face superior das suas asas é negro-azulado, com uma larga faixa azul-esbranquiçada que atravessa o centro de ambas as asas, sendo a parte interna de um azul-turquesa brilhante com finas marcas pretas. A face inferior é igualmente azul-negro com uma faixa esbranquiçada na zona subapical das asas anteriores, sendo as posteriores de um vermelho-vivo que caracteriza a espécie. A fêmea distingue-se do macho por ser um pouco mais clara na região azul das asas, que pode ter reflexos amarelados nas asas anteriores. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as orlas de florestas tropicais e subtropicais, trilhos, clareiras, bancos de areia e margens de rios. Pode ser vista pousada na folhagem da copa das árvores, bem como nos seus troncos, virada de cabeça para baixo, ou em grupos pousadas nos bancos de areia das margens dos rios, a sugar os sais minerais aí existentes. Distribui-se desde a América Central até América do Sul, desde a Costa Rica estendendo-se até ao Brasil, mas é mais abundante nas florestas montanhosas dos Andes e Perú.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.











. Alimentação: Pouco se conhece da fase larval e a sua alimentação. A lagarta é de cor laranja com faixas transversais de cor negra entre os segmentos do corpo, que é revestido por pequenos espinhos negros ramificados. Possui ainda sobre a cabeça negra dois longos espinhos em forma de chifres. Na fase da metamorfose tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida.



. Observação importante: Quando um indivíduo detecta uma ameaça que se aproxima, ele responde abanando as asas para exibir a parte inferior vermelha brilhante. Isso serve como um sinal para alertar todo o grupo da sua espécie, onde todos dão sinal uns aos outros abanando as suas asas para o perigo eminente, e para que estejam prontos para fugir para as árvores até que o perigo tenha passado. 
Existem cerca de 14 espécies do género Panacea.






Sem comentários:

Enviar um comentário