. Características: Também conhecida vulgarmente po "Tiger-Wing" (Asa-de Tigre), esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). Esta espécie caracteriza-se por possuir asas negras com faixas transversais centrais e manchas de cor laranja-amareladas vivas nas extremidades das asas, que podem variar em certos indivíduos, quer na quantidade, forma ou cor. A face inferior é idêntica á superior, sendo a fêmea também idêntica ao macho. A sua envergadura varia entre os 7 e os 7,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as clareiras e orlas de florestas tropicais e subtropicais, bem como margens de pequenos rios e riachos, onde costuma pousar para absorver os sais minerais no solo húmido. Também é atraída pelos excrementos de aves e pelo néctar de certas flores. Distribui-se desde o México á América do Sul, até aos 1300 metros de altitude.
. Período de voo: Ao longo de todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é branca-acinzentada com manchas ovais contornadas a preto. Possui ainda dois apêndices longos, finos e pretos nos primeiros segmentos a seguir á cabeça. Alimenta-se de plantas da família Apocynaceae como Prestonia acutifólia e Prestonia portobellensis. Estas plantas contêm substâncias tóxicas que são ingeridas pela lagarta e transmitidas á futura borboleta, tornando-a assim de sabor desagradável para os seus predadores como as aves insectívoras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida. Esta tem um brilho dourado ou prateado e uma forma que lhe dá um aspecto de uma grande gota de orvalho.
. Observação importante: Existem cerca de 26 subspécies do género Tithorea.
Sem comentários:
Enviar um comentário