. Características: Vulgarmente conhecida por "Asa-de-vidro gigante" esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). É uma espécie caracterizada por possuir asas transparentes com as margens negras e faixas transversais igualmente pretas no centro das asas. O seu corpo, tórax e abdómen são pretos com pintas brancas, e a ponta das suas antenas são amarelas. A sua envergadura varia entre os 8 e os 9 cm de comprimento. Ambos os sexos são idênticos.
. Habitat: Habita as florestas tropicais húmidas da América do Sul. Podendo ser encontrada em clareiras e orlas de florestas, bem como margens de rios, onde pode ser avistada individualmente ou em pequenos grupos de dois ou três indivíduos, até aos 700 metros de altitude.
. Período de voo: Pode ser vista ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: As lagartas são negras com vários segmentos anelares de cor amarela. Alimentam-se de plantas da família Solanaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem 7 espécies do género Methona, todas elas muito semelhantes entre si, o que torna difícil a sua identificação á primeira vista.
Sem comentários:
Enviar um comentário